Notícias da Nossa História – 4ª Parte

Implantação do SD2000 Plus na Vale

Prosseguem, de maneira acelerada e segura, os trabalhos de implantação do SD2000 na Vale, segundo planejamento acordado entre as duas empresas.

Considerando a magnitude da Vale, novas analistas de sistemas da Glauco vêm sendo incorporadas à equipe do projeto, como é o caso de Talitha Chagas, que aparece na foto, ao lado de um grupo de treinandos de Vitória-ES.

Implantação do Módulo de Indicadores de Gestão na Petrobras

O novo módulo de gestão de indicadores do SD2000 Plus, software de informatização da Saúde Ocupacional, da Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente desenvolvido pela Glauco Tecnologia, foi desenvolvido em ambiente Web e utiliza as mais modernas técnicas de Business Intelligence (BI).

No transcorrer do mês de novembro, foi iniciada a implantação do referido Módulo de Indicadores do SD2000 Plus na Petrobras, conforme planejamento acordado e sob a coordenação do Dr.Maurício Elias.

O novo módulo do SD2000 Plus permite gerar, sistematicamente, indicadores personalizados que se constituem numa fonte referencial para otimização dos processos de Gestão da Saúde Ocupacional, de Gestão do Desempenho, de Promoção da Saúde e de Vigilância Epidemiológica.

Implantação do Sistema de Gestão Contábil da SISPRO

A área de Administração e Finanças da empresa vem passando por um processo de reestruturação, objetivando o aprimoramento de suas atividades através da informatização dos processos de Gestão Financeira e Contábil.

Dentro deste contexto, foi adquirido, junto à empresa SISPRO, também, o direito de uso do Sistema de Gerenciamento de Contratos e Finanças, que constituir-se-á em importante ferramenta para a operacionalização e o gerenciamento das referidas atividades.

Durante o mês de outubro, foi iniciada a implantação do software com a presença em Salvador-BA do consultou Anderson Santos, que apresentou à equipe os recursos e funcionalidades do Módulo de Contratos e deu início ao cadastramento de todos os instrumentos contratuais mantidos pela Glauco Informática.

A continuidade do processo, prevê a implantação dos módulos do Faturamento, Contas a Receber, Contas a Pagar e Tesouraria, prevista para o mês de dezembro de 2007.

Síntese Histórica do SD2000 Plus na Petrobras

Saúde Ocupacional

Tendo se iniciado em 1994, na Unidade de Negócios denominada  ESSAL (Escritório de Salvador), posteriormente GERAB (Gerência Administrativa da Bahia), em Salvador, o Sistema de Saúde Ocupacional da Glauco Tecnologia tornou-se corporativo em outubro de 2000. No momento, encontra-se implantado e em operação regular em todas as unidades de negócio e plataformas da companhia, tendo os usuários do software recebido os treinamentos requeridos à sua adequada operacionalização. O Suporte Remoto aos usuários para o esclarecimento de dúvidas e a identificação de possíveis necessidades de ajustes no software, vêm sendo efetuados por uma Mesa de Apoio, denominada 881, composta por três analistas da Glauco Tecnologia. Ao longo desses anos de implantação, as demandas apresentadas pelos diversos usuários, dentro de um processo de melhoria contínua do produto, foram e vêm sendo desenvolvidas, conforme cronogramas acordados, sob a coordenação do Dr. Fernando Guedes e após análise do Comitê de Coordenação do SD2000 Plus.

Odontologia Ocupacional

Tendo se iniciado, também, na Unidade Administrativa localizada em Salvador-BA, o Sistema de Odontologia Ocupacional foi reestruturado para incorporar novas demandas surgidas, a partir do momento em que se tornou solução corporativa, sendo os trabalhos realizados sob a coordenação da Dra. Kátia Hespanhol. No momento, encontra-se implantado e em operação normal em todas as unidades de negócio que possuem a atividade odontológica, com usuários treinados para sua adequada operacionalização.

Serviço Social / Qualidade de Vida

Tendo se iniciado, também, na Unidade localizada em Salvador-BA, o Subsistema de Serviço Social / Qualidade de Vida da Glauco Tecnologia foi reestruturado para incorporar novas demandas surgidas, a partir do momento em que se tornou solução corporativa, sob a coordenação da Assistente Social Ana Luíza Oliveira, sendo com apoio da nossa gerente Silvana Sena. No momento, o software encontra-se implantado e em operação normal em todas as unidades de negócio que possuem em seu quadro profissionais dedicadas as atividades de Serviço Social e Qualidade de Vida, com usuários treinados para sua adequada operacionalização.

Psicologia e Nutrição Ocupacional

Contratados após o SD2000 ter se tornado solução corporativa na Petrobras, os softwares de Psicologia e de Nutrição Ocupacional foram customizados para incorporar novas demandas, não contempladas originalmente, sendo os trabalhos realizados sob a coordenação da Psicóloga Lígia Fernandes e da Nutricionista Geisa Firmino, estando implantados e em operação normal em todas as unidades de negócio que possuem as referidas atividades, com usuários igualmente treinados para sua adequada operacionalização.

Higiene Ocupacional

Também contratado após o SD2000 ter se tornado solução corporativa na Petrobras, o Software de Higiene Ocupacional, da Glauco Tecnologia, foi objeto de uma ampla customização, com participação das nossas especialistas,  em conjunto com os profissionais que respondem pelas atividades de gestão de riscos ocupacionais nos diferentes segmentos produtivos, sendo os trabalhos realizados sob a supervisão do Dr. Sérgio Rossato e a coordenação do Sr. Roberto Jaques. O sistema de Higiene Ocupacional está sendo implantado gradativamente, conforme cronograma e solicitações específicas do coordenador do projeto, em todas as Unidades de Negócios da Petrobras, tendo os usuários recebido os treinamentos necessários para sua adequada operacionalização. Mais recentemente, foram disponibilizados e validados os módulos relativos ao Gerenciamento de EPIs, ao PPRA e à interface PCMSO x PPRA que vêem sendo implantados com sucesso em diversas unidades de negócio.

Sua Saúde

Módulo avançado do SD2000 Plus, destinado a realização de consultas sistematizadas, por parte de qualquer empregado para visualização de dados contidos no seu prontuário médico, visando um melhor controle de sua saúde individual, através do acompanhamento de séries históricas, de receitas e recomendações médicas, de exames médicos programados, marcados ou pendentes, etc. O módulo foi contratado mais recentemente pela Petrobras e validado por Dr. Fernando Guedes e por Dr. João Carlos Lozovey.

Módulo de Gestão de Indicadores (Business Intelligence-BI)

Módulo avançado do SD2000 Plus para tratamento de dados, com base na construção de matrizes multidimensionais e nas funcionalidades Business Intelligence (BI). Permite múltiplas visões de indicadores de gestão, em forma de tabelas e gráficos. O módulo foi disponibilizado para a Petrobras que, inicialmente, franqueou o seu uso para os coordenadores de PCMSO das unidades , assim como para profissionais lotados na área de SMS Corporativo. Os trabalhos foram coordenados por Dr. João Carlos Lozovey, Dr. Fernando Guedes, Dra. Kátia Hespanhol e Sra. Ana Luíza Oliveira, além de um consultor externo, Dr. Haroldo Matos.A extensão do uso para todas as unidades de negócio deverá ser objeto de planejamento entre as duas empresas.

Área Internacional

O SD2000 Plus foi implantado na unidade da Colômbia, tendo os usuários recebido o treinamento requerido, estando o software em operação normal. As atividades relacionadas com a implementação do SD2000 Plus na América do Sul, têm se efetivado sob a coordenação da enfermeira Adélia Pinto. A próxima unidade a ter o software implantado deverá ser a PESA (Argentina), após algumas validações finais que estão sendo realizadas.

Conclusão

De acordo com o balanço apresentado, podemos concluir que o SD2000 Plus foi implantado e vem sendo utilizado, em nível corporativo da Petrobras, inclusive na Área Internacional. As solicitações de melhorias vêm sendo adequadamente tratadas e planejadas pelos diversos coordenadores das Áreas de Gestão da Medicina do Trabalho e da Higiene Ocupacional, respectivamente, bem como pela Glauco Tecnologia, sendo a atuação dos referidos coordenadores decisiva para o sucesso da informatização na Petrobras.

Em termos de disponibilização de recursos de infraestrutura, de arquivos de interfaces, de atualização de versões, temos tido importante apoio da TI-PEC, através de Paulo Carrilho e Cláudio Olmar, bem como da TI-BAN, através de Hélio Torres e Tadeu David.

Implantação do SD2000 Plus na Cosern

Durante o mês de agosto, foi concluída a implantação dos subsistemas de Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho do SD2000 Plus,  na Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN.

Os trabalhos foram coordenados pela analista Bianca Oliveira, orientados pelas analistas Ana Carla e Patrícia Borges da Matriz, em Salvador-BA e realizados pela equipe do Escritório de Natal-RN, composta pelas analistas Adrilucia Gonçalves, Luzidalha Medeiros, Elza Araujo e Fabrícia Medeiros.

Sistema de Ajuda (help) do SD2000 Plus

O novo Sistema de Ajuda do SD2000 Plus (Help) apresentará uma interface mais amigável e propiciará informações rápidas, objetivas e sucintas sobre a aplicação aos usuários das funcionalidades da Saúde Ocupacional e da Segurança do Trabalho.

Cada vez mais, as pessoas perdem o hábito de procurar no Sistema de Ajuda (Help) as respostas para as dificuldades que encontram na utilização de aplicações computacionais.

Pesquisas recentes, relativas às respostas dos usuários a experiências frustrantes em situações de dificuldades, apontam que somente em último caso estes recorrem ao Sistema de Ajuda das aplicações; as três últimas tentativas que os usuários fazem, nestes casos, são: consultar o manual, consultar o Sistema de Ajuda e reiniciar o programa.

A falta da informação específica desejada, a indisponibilidade da mesma quando necessária e a dificuldade de trocar contexto entre a aplicação e o Help são os principais motivos do desinteresse dos usuários com relação ao Sistema de Ajuda das aplicações que utilizam. Ciente dessa realidade, a Glauco Teconologia adquiriu a ferramenta RoboHelp 6 da Adobe e treinou uma equipe de analistas para aperfeiçoarem o Sistema de Ajuda, utilizado pelo SD2000 Plus.

O novo Help apresentará uma interface mais amigável e propiciará informações rápidas, objetivas e sucintas sobre a aplicação, permitindo a interação como um todo e focando no que os usuários gostariam de ter, quando vierem a solicitar ajuda acerca da aplicação.

Os trabalhos vêm sendo coordenados por André Rodrigues e desenvolvidos pelas analistas Adrilucia Gonçalves, Luzidalha Medeiros e Elza Araujo.

Integração PPRA/PCMSO na Petrobras

Em dezembro de 2006, iniciou-se a integração dos programas PPRA (Programa de Prevenção aos Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) nas unidades da Petrobras, sendo a REDUC (Duque de Caxias-RJ) a primeira beneficiada.

Em março deste ano, foi a vez da REPLAN (Paulínia-SP) e em junho, as unidades UN-BSOL (Manaus-AM), SIX (São Mateus do Sul-PR) e REGAP (Belo Horizonte-MG) passaram pelo mesmo processo. Com essa integração, pode-se ter um controle efetivo da saúde do trabalhador, relacionando-a a exposição aos agentes de risco.

Por parte da Glauco Tecnologia, as Analistas Jeane Lima (coordenadora do processo de integração) e Ana Carla Aragão são as responsáveis pela implantação das funcionalidades da Medicina do Trabalho e da Higiene Ocupacional.

Treinamento da Equipe de Natal – RN

A Glauco Tecnologia, visando ampliar sua equipe de apoio no escritório de Natal-RN, efetuou a contratação de três profissionais de informática, para atuação na área de suporte operacional. Adrilúcia Gonçalves, Fabrícia de Medeiros e Luzidalha Varela atenderão, prioritariamente, aos nossos clientes do Norte-Nordeste, como a Cosern e a Celpe. Em maio, as três vieram a Salvador-BA para o treinamento de capacitação técnica e operacional do SD2000 Plus.

O mesmo foi ministrado pelas Analistas Jeane Lima, Sheila Fragoso, Margarete Andrade e Débora Lôbo. Agora, elas se encontram capacitadas para efetuar implantações, treinamentos e suporte local e remoto do software.

Projeto COELBA/COSERN

A implantação do SD2000 Plus na Coelba e na Cosern segue de acordo com o cronograma estabelecido entre as companhias e a Glauco Tecnologia. Recentemente, aconteceram reuniões para parametrizações e validações necessárias.

Dessa forma, o SD2000 Plus, que, apesar de ser um software de mercado, é extremamente flexível, é adaptado às características dos clientes e, assim, torna-se capaz de melhor atender às suas necessidades. A coordenação dos trabalho, por parte da Glauco Tecnologia é da Analista de Suporte Ana Carla Aragão.

Treinamento da Agenda, do SD2000, na Caraíba Metais

A Caraíba Metais, empresa integrante do Grupo Paranapanema, é usuária do SD2000 desde 1992 e possui o subsistema de Medicina do Trabalho e Higiene Ocupacional. No mês de maio, foi realizado o treinamento do módulo da Agenda Médico-Operacional para os novos usuários.

A Agenda se constitui em um importante recurso, já que auxilia os médicos na geração/marcação automática e personalizada de todos os exames ocupacionais: Periódicos, Admissionais, Demissionais, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função etc., tudo de acordo com PCMSO da empresa.

Participaram do referido treinamento, que foi ministrado pela Analista de Suporte Michele Moraes, a Dra. Maria Ângela Pimentel, o Técnico de Enfermagem Antônio Quintos e Alisson Batista.