Descomplicando o eSocial


Um novo desafio, denominado eSocial, terá que ser vencido pelas micro, pequenas, médias, grandes e mega empresas que operam no País, brasileiras ou de outras nacionalidades. E o prazo para início dos processos de geração e de envio das informações para o Governo Federal está se aproximando, já estando em contagem regressiva, tendo em vista que, de hoje a 330 dias, as exigências do eSocial terão que começar a ser cumpridas por um determinado segmento empresarial, mesmo que ainda não estejam sendo visualizadas ou até não sejam do conhecimento da grande maioria da sociedade.

Todos terão que atender a um amplo cenário de informações, cumprindo prazos exigidos, de forma rigorosamente correta e no ordenamento requerido pois, por exemplo, enviar informações da contratação de um novo empregado sem o resultado do exame médico admissional, poderá resultar em uma notificação ou até mesmo em uma multa automática, como acontece com uma infração de trânsito.

E não se trata da exigência de informações de ano em ano, como ocorre com a declaração do imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas. Para atender ao eSocial, as informações terão que ser geradas diária, mensal e/ou anualmente, conforme sejam exigidas.

Diferentemente do que ocorre com a cabeça do bacalhau, a solução para atender à integração com o eSocial por parte das empresas que são ou serão clientes da Glauco Tecnologia pode ser conhecida, pode ser vista, em software.

Não importa que os leiautes, tabelas e outros quesitos ainda não tenham sido liberados em suas versões finais. Na verdade, vão evoluir sempre, nunca haverá uma versão final. Estamos evoluindo no mesmo passo.

Temos três alternativas de implantação:

01imagem esocial A Glauco Tecnologia oferece a solução completa para a sua conformidade com o eSocial, a partir dos módulos MO, ST, HO e FP, respectivamente Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional e Folha de Pagamento, do software SD. Internamente, o módulo TR (SD Transfer) se encarrega da integração e sincronização dos dados, cumprido o papel de integradora entre os aplicativos e os serviços web de relacionamento com o eSocial.

02imagem esocialPara os clientes que processam os módulos de Medicina, Segurança e/ou Higiene Ocupacional, e não contam com o nosso módulo FP, o SD adere 100% ao mecanismo de integração com o eSocial que for adotado.

03imagem esocialComo terceira alternativa, oferecemos nossa mensageria àqueles que ainda não são clientes. Aqui o Módulo TR cumpre o papel de integrador, fazendo a gestão das entregas através de interfaces com os sistemas originadores das informações.

E, tudo isto, com uma garantia adicional pois, em 1992, a Glauco Tecnologia iniciou sua trajetória no mercado assumindo o compromisso de oferecer soluções definitivas, origem da denominação SD, da família de software SD.

O compromisso foi cumprido tornando-se uma realidade que já dura mais de duas décadas. Dessa forma, o eSocial do SD vem para o mercado com uma garantia adicional… já nasce definitivo !

Sempre oferecendo soluções definitivas diante das demandas, o SD, mais uma vez, resolve uma necessidade do cliente, indo além.  O Módulo TR eSocial vai muito além do simples cumprimento da legislação. A cabeça do peixe vai ilustrada abaixo. Agora estamos apenas aguardando o seu convite para mostrar o peixe inteiro.

image006