História

Como surgiu, há 25 anos, o primeiro software de Gestão Integrada da Saúde Ocupacional, do Meio Ambiente e da Segurança do Trabalho

Na década de 80, Glauco de Vasconcelos foi um dos responsáveis pela informatização das atividades de gestão empresarial (ERP), em grandes empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. Vivenciou a experiência de provê-las de sistemas informatizados, seja através do seu desenvolvimento interno e/ou através da aquisição de aplicativos desenvolvidos por empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, as quais se constituíam, naquela época, fornecedoras dos principais sistemas aplicativos no Brasil.

Conhecedor do mercado nacional de software e constatando que Salvador, 3ª maior cidade brasileira, não estava inserida naquele cenário, Glauco de Vasconcelos cultivou, durante alguns anos, o projeto de inserir a capital baiana entre as cidades produtoras de soluções informatizadas de referência no mercado brasileiro.

MapaBARJSPA Bahia se insere no mercado de software em agosto de 1992, quando Glauco de Vasconcelos iniciou a concretização do seu projeto, comercializando para o Estado, Rio de Janeiro e São Paulo o software que desenhou e criou. Tratava-se do Saúde-Dprimeiro sistema aplicativo desenvolvido no Brasil para informatizar a Gestão Integrada da Saúde Ocupacional, do Meio Ambiente e da Segurança do Trabalho – SMS.

Com a visão da necessidade de aprimorar seu produto, por ser pioneiro e, consequentemente, sem similar na indústria de software aplicativo, Glauco e sua pequena equipe dedicaram-se diuturnamente ao acompanhamento da aderência das funcionalidades disponíveis no Saúde-D às práticas da gestão da higiene e saúde ocupacional e da segurança do trabalho.

Tal visão do mercado e determinação de aprimorar cada vez o software, possibilitou uma nova versão em 1994, ampliando significativamente o grau de aderência aos requerimentos dos clientes, em decorrência de novas implementações, visualizadas na vivência e experiência adquiridas na efetiva aplicação do software.

Priorizando o desenvolvimento contínuo dosserviços e produtos, a Glauco Tecnologia lançou no mercado, em 1998, o SD2000, em substituição ao Saúde-D, evoluindo do ambiente DOS para o plataforma gráfica Windows.

 Em 2005, sete anos depois, lançou o SD2000Plus, versão multiempresa e multilíngue, tornando-o mais moderno, pois alicerçado em avançadas ferramentas de geração de indicadores de desempenho,Business Inteligence – BI, além de incorporar um significativo acervo de novos recursos, módulos e funcionalidades.

A esta altura, o software da Glauco Tecnologia já havia se tornado referência no âmbito das maiores empresas nacionais, como PETROBRAS, VALE, EMBRATEL,CSN,Cosipa (atualmente integrante do Sistema Usiminas), UsiminasCST (atual Arcelor Mittal), Eletrobras, LightElektro, o Grupo Neoenergia (Coelba, Celpe e Cosern) e Fibria.

Mapa SD_Brasil

Presente em 16 estados brasileiros, o SD2000 Plus teve sua utilização expandida, em 2006, para a área internacional com a sua implantação na Colômbia, nos ativos da Petrobras.

Em 2008, a Glauco Tecnologia estendeu sua base de clientes para o importante segmento da Construção Civil, tornando-se o software aplicativo de gestão da Saúde Ocupacional, da Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente das obras da Odebrecht, no Brasil  e no exterior, tendo sido ampliada a operacionalização do seu sistema fora do País, em 2012, quando foi iniciada a informatização de tais atividades em obras que vinham sendo executadas na América Central (Panamá e  México).

Em 2011, a implantação do sistema na ETH Energia (atual Odebrecht Agroindustrial),  fruto dos bons resultados alcançados na Construtora Norberto Odebrecht, representou a última conquista de novos clientes do software SD2000Plus em decorrência do desenvolvimento do novo produto SD.

Untitled-2Alinhada com o Estado da Arte da Tecnologia da Informação, a Glauco Tecnologia opta pelo desenvolvimento, validação e disponibilização dos seus produtos no ambiente Web, a serem comercializados através do tradicional modelo de licenciamento de uso de software aplicativo, mas, principalmente, através da nova tendência de contratação na modalidade SaaS (Software como Serviço).

A comercialização do SD, iniciada em 2014, para operacionalização integral de suas inúmeras funcionalidades e facilidades no ambiente Web, representa o inicio de um novo ciclo na história da Glauco Tecnologia, cuja atuação, ao longo dos últimos 23 anos, no mercado brasileiro,tem sido marcada pela inovação e sólida experiência.