Síntese Histórica

Na década de 1990, alicerçado no conhecimento adquirido e na experiência acumulada na informatização dos Processos Administrativos Empresariais no Polo de Camaçari, na Bahia, onde exercera o cargo de Gerente Executivo de Tecnologia da Informação (TI), em duas das maiores empresas do Complexo Petroquímico, durante oito anos, Glauco Vasconcelos, conhecedor do mercado nacional de software, constituiu um empreendimento próprio, contemplando a produção, a comercialização, a implantação, a manutenção e o suporte técnico e operacional de um software aplicativo.

Em setembro de 1992, concluído o desenvolvimento do 1º software de Gestão Integrada da Saúde Ocupacional, da Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente, o SD2000Web, denominado inicialmente Saúde-D, tendo como Projeto Piloto empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, foi lançado no mercado brasileiro, tornando-se referência para a informatização gradativa e modular das atividades contempladas no Sistema, iniciando-se, de imediato, um processo de melhoria contínua e constante inovação, tendo como compromisso maior a obtenção de resultados concretos no ambiente operacional dos clientes.

Em 1998, o Saúde-D evoluiu do ambiente DOS para a plataforma gráfica Windows com o desenvolvimento do SD2000.

Em 2005 SD2000 evoluiu para a versão multiempresa e multilíngue, com o SD2000Plus.

Em 2008, foram agregados conceitos de Gestão por Indicadores, alicerçada em ferramentas de geração de índices de desempenho, de saúde e de vigilância epidemiológica, no conceito Business Inteligence – BI.

Em 2013, após mais de quatro anos de desenvolvimento, foi finalizada uma nova versão, totalmente reescrita e alinhada com as mais modernas ferramentas da Tecnologia da Informação, a ser operacionalizada integralmente, via Internet, tendo tal versão sido validada, complementada e ajustada em um Projeto Piloto e Específico de um Cliente.

Em 2017 iniciou-se, efetivamente, o seu uso, em produção e, após três anos de sua operacionalização, o SD2000Web está plenamente consolidado e estabilizado.

Em 2020, o processo permanente de inovação tecnológica contemplou e desenvolvimento e a implementação opcional de APP’s que permitem, via celular, o registro de Anomalias, de Inspeções de Segurança e a realização do Exame Clínico Ocupacional de Saúde.


Em 2021
, desenvolvimento de APP`s da Saúde Ocupacional para realização do Exame Clínico Ocupacional de Saúde, Registro de Licenças Médicas e outros.