Gestão da informatização da saúde e segurança do trabalho na Vale

CaseProcessoValeSeleçãoSoftwareExcelência01O Médico do Trabalho, Especialista, José Fernando Vitral, salientou que sua apresentação tinha como tema a descrição do processo de implantação do software SD2000 na Vale, contemplado inicialmente dentro do programa de Excelência em RH, sendo que, posteriormente, o projeto adquiriu vida própria, inserindo-se dentro do contexto de um programa de Excelência em Saúde e Segurança do Trabalho.

OS PROCESSOS DE EXCELÊNCIA E A SELEÇÃO DO SOFTWARE

Em relação à seleção do software, o médico descreveu como ocorreu o processo: “a equipe de informática fez a análise e conduziu todo o processo de avaliação, juntamente com os profissionais de saúde e segurança do trabalho e, após a negociação contratual, o SD2000 Plus foi selecionado como o melhor sistema para informatizar as atividades e o gerenciamento das informações de saúde e segurança do trabalho, ou seja, foi identificado como o sistema adequado para alcance dos objetivos”.

METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO, PROCESSOS DE GESTÃO

Na metodologia do planejamento da implantação do SD2000 Plus, Dr. Vitral destacou que o processo se iniciou através das ações de um grupo de gestão do software que aprovou o cronograma junto ao cliente e à TI, visando o uso da informática como um pilar importante para a consolidar o processo gerencial coordenado pela Diretoria de Saúde e Segurança da Vale, em observância aos pontos focais corporativos para a saúde e para a segurança do trabalho.

E salientou que, na gestão de mudanças, é promovido o alinhamento e o entendimento entre as partes, além de se inserir a responsabilidade pela capacitação, através da VALER, “que é a nossa Universidade Corporativa”, participando ativamente do processo pedagógico de treinamento e capacitação, em interação com a Glauco Tecnologia.

Em termos de números, registrou que se destacam:  5.080 horas de treinamento presencial, 1.040 horas de cursos on line, com 1.210 usuários habilitados a utilizar o SD2000 Plus.

Dr. Vitral salientou, ainda, que os próximos passos do projeto prevê a implantação do SD2000 Plus em todo o Grupo Vale, no Brasil, incluindo suas coligadas, podendo o software brasileiro ser estendido às unidades da Vale no exterior.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO

Dentre os benefícios decorrentes da implementação do processo de informatização, Dr. Vitral destacou:

– o melhor controle das ações para atendimento aos requisitos legais;

– o armazenamento eletrônico de dados históricos de saúde e segurança dos empregados da Vale e de contratados;

– o cadastramento unificado de empregados terceirizados;

– a otimização dos controles estatísticos;

– a uniformização de conceitos e padrões de saúde e segurança;

– o acompanhamento dos planos de ação; e

– a integração das atividades de saúde, higiene ocupacional e segurança do trabalho.