Vencendo desafios em parceria com o sistema Usiminas

O SD2000 no Processo de Certificação da Cosipa na ISO 14.001

Na história da Glauco Tecnologia, inúmeros desafios foram enfrentados e vencidos em parceria com seus clientes, pela sinergia decorrente do somatório de esforços, fundamentais para vencer cada desafio de alcançar os objetivos traçados pelas duas empresas. Face à relevância dos benefícios conquistados, três desafios vencidos em parceria com o Sistema Usiminas, marcam a história da bem sucedida parceria firmada ao longo de quase 15 anos, desde a contratação inicial do SD2000 pela Cosipa.

Tais conquistas resultaram de ações conjuntas desenvolvidas de forma colaborativa e harmoniosa pelos profissionais da Glauco Tecnologia (gerentes e líderes de projetos, especialistas, analistas de suporte operacional e analistas desenvolvedores) e do Sistema Usiminas, integrantes da área de TI (gerentes, coordenadores de processos, especialistas e analistas de sistemas) e da área de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (médicos, profissionais de enfermagem, engenheiros e técnicos de segurança, higienistas e profissionais do meio ambiente).

Neste relato, registramos o primeiro desafio, vencido há quase 15 anos, quando o SD2000, contratado para os produtos e serviços da Glauco Tecnologia foram contratados para informatizar as atividades de Gestão da Saúde e Higiene Ocupacional, da Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente da Cosipa, foi utilizado pela primeira vez para informatizar as atividades da Gestão do Meio Ambiente, em uma circunstância de especial complexidade por se tratar de atender simultaneamente aos requisitos exigidos para a Certificação da Cosipa na ISO 14001.

Com base nas definições da consultoria que apoiou a Cosipa no processo de certificação na ISO 14001, deveria ser constituído um banco de dados a partir da implementação de recursos e funcionalidades, dentre outros, para informatizar:

– o levantamento, avaliação, registro e controle dos aspectos e impactos ambientais;

– a modelagem dos processos e o monitoramento de efluentes, resíduos e emissões;

– o registro e gestão de ocorrências ambientais e de não-conformidades;

– a elaboração do plano de gestão ambiental, com follow up e geração de indicadores de desempenho em nível de projetos, metas globais, metas e ações;

-o registro e controle de documentos externos e internos.

Esse primeiro desafio foi vencido de forma significativa, pois o SD2000, além de atender às exigências de informatização da Norma ISO 14.001, contribuindo para a certificação obtida pela Cosipa, foi objeto de elogio por parte dos certificadores, com o registro formal de  ter sido o processo mais completo e estruturado de informatização,  no contexto de uma certificação da qual haviam participado.


Substituição do Sistema Próprio de Saúde e Segurança do Trabalho

O segundo desafio dessa história ocorreu quando da contratação do software SD2000 pela Usiminas para informatizar as suas atividades operacionais e de gestão da Saúde, Higiene Ocupacional e da Segurança do Trabalho para substituir um dos mais bem sucedidos software aplicativo produzido internamente por uma empresa em todo País, o Sistema Informatizado de Saúde e Segurança do Trabalho da Usiminas.

Desenvolvido, implantado, mantido e customizado no mainframe da empresa, o sistema aplicativo da Usiminas atendia satisfatoriamente não apenas às expectativas e às necessidades dos usuários, mas às peculiaridades da empresa e somente seria desativado em face da evolução tecnológica, pela qual se impunha a mudança da plataforma operacional dos sistemas informatizados para o ambiente da microinformática.

O SD2000 foi identificado como uma solução de mercado que apresentava total aderência aos requerimentos da Usiminas capaz de assegurar a continuidade de um bem sucedido processo de informatização, disponibilizando recursos e funcionalidades, no mínimo, similares às existentes.

Após a operação do SD2000 em paralelo ao sistema próprio para consistir e validar os resultados, o referido sistema no mainframe foi desativado, sendo assegurada a continuidade operacional da gestão informatizada da saúde e segurança da Usiminas.


O SD2000 no SESMT Coletivo para atender as Empresas Terceirizadas

O terceiro desafio ocorreu quando o SD2000 foi contratado para informatizar, pela primeira vez na sua história, a gestão da saúde ocupacional dos empregados de empresas contratadas que prestam serviços alocados permanentemente nas instalações e plantas industriais dos nossos clientes, no caso a Usiminas.

Mais uma vez, com a sinergia de uma eficiente e eficaz atuação conjunta, os profissionais da Glauco Tecnologia e do Sistema Usiminas (inclusive da Fundação São Francisco Xavier – FSFX), alcançaram os objetivos traçados.

O SD2000, já na sua versão Plus, passou a ser utilizado, de forma pioneira, como a ferramenta de informatização de um SESMT Coletivo, contemplando às exigências de contempladas pela NR-9, relacionadas com o PPRA e pela NR-7, inerentes ao PCMSO, identificando e monitorando os riscos ocupacionais e, com a integração PPRA X PCMSO, gerando, automaticamente, as baterias de exames ocupacionais, além de programar e controlar a realização dos exames médicos, emitindo o ASO no momento da conclusão dos exames médicos ocupacionais, enfim, assegurando o alcance dos objetivos propostos. Vale registrar que posteriormente os resultados foram ampliados com a implantação do SD2000 Plus para informatizar, também,  o SESMT Coletivo da Unidade de Cubatão (antiga Cosipa).

Com certeza, outros desafios, vencidos em parceria com outros clientes, serão objeto de relatos específicos. Até lá!