Gestão & Saúde

Você sabe o que são acidentes ergonômicos e como pode evitá-los?

Escrito por portalglauco

A rotina no ambiente de trabalho reserva diferentes tipos de situações que podem causar acidentes ergonômicos.

Seja na linha de produção, no setor administrativo ou na área externa, diariamente os colaboradores estão expostos a riscos que podem comprometer a saúde, trazendo prejuízos tanto para o empregador quanto para o trabalhador.

Com o objetivo de manter a sua segurança, vamos mostrar neste post o conceito dos acidentes ergonômicos, como evitá-los e ainda dicas para você sempre ficar de bem com a qualidade de vida.

O que são acidentes ergonômicos?

Atividades repetitivas, esforços físicos, má postura, pressões que excedem a normalidade, longas jornadas, dentre outros, são exemplos de riscos para possíveis acidentes ergonômicos tão como doenças ocupacionais.

Se o trabalhador estiver exposto a essas situações, a ocorrência de um acidente aumenta consideravelmente, o que implica em afastamentos e até mesmo na perda das funções laborais por conta de um problema mais grave.

Quando o empregador não oferece equipamentos adequados para quem fica muito tempo sentado, por exemplo, a existência de problemas na coluna dos funcionários pode ser um limitador de produtividade, acarretando em várias perdas.

Quem está sempre exposto a jornadas extras, atuando sob fortes pressões em busca de metas e com inúmeras preocupações decorrentes tanto da vida profissional quanto familiar acaba sendo uma presa fácil de acidentes.

Um problema maior pode ser ocasionado por uma falta de atenção causada pelo cansaço físico e mental. Além disso, implicações mentais como depressão, síndrome do pânico e estresse podem atingir um colaborador que atua em um ambiente desapropriado.

As alterações orgânicas ainda trazem consequências na forma de diabetes, alterações hormonais, aumento da pressão arterial, problemas no sono etc.

Como evitar os acidentes?

A primeira orientação é destinar um ambiente ergonomicamente adequado aos funcionários, ou seja, que conte com equipamentos que valorizem a saúde ocupacional e também de proteção individual — os chamados EPIs.

Dessa maneira, o investimento em assentos que valorizem uma postura correta, com objetos para descanso dos pés e das mãos, de máquinas que contribuam com o conforto físico e psíquico são algumas boas atitudes.

Oferecer um ambiente de trabalho com boa ventilação, bem sinalizado, com pisos adequados para evitar escorregões também auxiliam nesse sentido.

No entanto, o mais importante é adotar medidas práticas de valorização do ser humano, ou seja, evite deixar os funcionários sob fortes pressões ou executando atividades repetitivas por longos períodos.

Incentivar a boa convivência e práticas saudáveis, como um alongamento antes do trabalho, também ajudam a evitar muitos acidentes ergonômicos.

Quais os benefícios de um local adequado?

A partir do momento que os colaboradores estiverem se sentindo bem no ambiente de trabalho e seguros em relação aos riscos de acidentes, a motivação aumentará de uma maneira considerável.

Com isso, a produtividade será mais eficaz, o que impacta na qualidade dos serviços prestados. Outro ganho é na redução dos afastamentos por licenças médicas — situação que traz um grande desfalque nas empresas.

Dessa forma, faça de tudo para que a sua corporação valorize a qualidade de vida do trabalhador. Além dos equipamentos ergonômicos, vale a pena incentivar as boas práticas, como pausas ao longo da jornada.

Não deixe funcionários desafiarem os limites físicos, mostrando os riscos quando levantam muito peso. Contribua para que haja o respeito às leis trabalhistas e esteja sempre disponível para ouvir as sugestões. Afinal, a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes ergonômicos.

Quer sempre receber informações interessantes sobre o mundo corporativo? Assuntos como este são úteis na sua rotina? Então assine a nossa newsletter e não perca as novidades referentes a saúde ocupacional e segurança de trabalho!

Sobre o autor

portalglauco

Deixar comentário.

Share This