Gestão & Saúde

Saiba como manter a saúde e segurança no trabalho em 5 passos

O trabalho é o local em que passamos grande parte do nosso dia, não é? Por isso, é essencial manter o ambiente saudável e seguro. Além de evitar doenças ocupacionais e outros acidentes, alguns cuidados aumentam a produtividade e o rendimento do funcionário.

Muitos riscos estão presentes no ambiente corporativo, mas, se algumas atitudes forem adotadas, vários deles podem ser evitados ou reduzidos a condições mais seguras.

Quer saber como? Preparamos esse post com 5 passos para melhorar a saúde e a segurança no ambiente laboral. Confira!

Cuide do clima organizacional

Quando se fala em saúde no ambiente de trabalho, muita gente logo associa à presença de riscos à integridade física dos trabalhadores ou à existência de condições peculiares que desencadeiam alguns tipos específicos de doenças. Mas não é só isso. A saúde diz respeito às condições físicas e também psíquicas do indivíduo, sendo necessário zelar também pela adequação psicológica do ambiente, o chamado clima organizacional.

As condições em que são exercidas as atividades e a qualidade das relações interpessoais mantidas entre os trabalhadores, tanto a nível horizontal quanto vertical, impactam diretamente no nível de estresse deles. Por isso, zelar pela qualidade do clima corporativo preserva a saúde da sua equipe e garante um ambiente melhor para se trabalhar.

Invista na qualidade das instalações

Um ambiente confortável e seguro também é essencial para a manutenção da saúde e da segurança dos seus funcionários. Promover o conforto e a adequação dos móveis e utensílios utilizados evita problemas por má postura ou LER (Lesões por Esforço Repetitivo). O resultado disso é a diminuição de faltas ou licenças.

Fiscalize o uso dos EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são artigos indispensáveis para a manutenção da segurança no ambiente laboral, pois, se usados correta e assiduamente, são capazes de evitar ou reduzir grande parte dos riscos presentes no local de trabalho. Esses equipamentos são de uso obrigatório pelos colaboradores e a recusa injustificada em utilizá-los pode ensejar uma demissão por justa causa.

Estimule a prática da ginástica laboral

ginástica laboral é um conjunto de práticas saudáveis que visam prevenir ou combater lesões decorrentes da atividade laboral. Pode ser praticada no próprio local em que o funcionário desempenha sua função, sem prejuízo da realização de suas atividades habituais.

A ginástica serve tanto para compensar o desgaste sofrido por algumas partes do corpo em razão da atividade desempenhada, quanto para prevenir lesões decorrentes dessas mesmas atividades. O certo é que a ginástica laboral é uma excelente forma de contribuir para a saúde dos seus colaboradores, além de reduzir sistematicamente os níveis de estresse no trabalho.

Ofereça treinamentos periódicos e palestras

Manter o local de trabalho hígido e livre de interferências e perigos é algo que requer investimento e zelo. Assim, para conscientizar e estimular a equipe a cuidar da saúde e segurança no exercício de suas funções, nada melhor do que oferecer treinamentos periódicos, reforçando constantemente a importância de preservar o ambiente laboral em condições que garantam o bem-estar de todos e a otimização dos trabalhos.

Um ambiente de trabalho saudável e seguro é essencial para o bom desempenho das atividades empresariais, e promovê-lo é obrigação dos gestores. Um local harmonioso e tranquilo é ambiente propício ao desenvolvimento da criatividade, inovação e do trabalho colaborativo. Investir nessa área, portanto, é a chave para o sucesso de qualquer organização.

E então? Gostou do nosso artigo sobre como manter a saúde e segurança no trabalho? Então curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando as nossas postagens!

Sobre o autor

portalglauco

Deixar comentário.

Share This