Leis e normas

Como o eSocial transforma os resultados de uma empresa

O programa eScoial é responsável por enviar informações referentes às obrigações trabalhistas de todos trabalhadores brasileiros ao Governo Federal. O atendimento as suas exigências pode auxiliar as empresas em vários processos contábeis.

Através desta ferramenta, as informações que antes eram enviadas mediante documentos de papel, agora são enviadas eletronicamente através da internet. Toda a antiga burocracia já não existe mais, e com apenas alguns cliques os dados necessários estarão em posse do fisco. Veja abaixo alguns informes sobre novos requisitos do eSocial.

Gestão e saúde ocupacional 

Com a implantação do eSocial nas empresas o Sistema de Gestão Ocupacional também teve alguns ajustes. Entre eles estão os exames que devem ser mudados de acordo com a tabela dos procedimentos e eventos em saúde (TUSS), tais como: os atestados de saúde ocupacional (ASO) e o programa de controle médio de saúde ocupacional (PCMSO).

Também ocorreram alterações nas exigências do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e nas Normas Regulamentadoras (NRs). A princípio a mudança parece complicada, mas aos poucos os empreendedores verão que essa ferramenta veio para facilitar suas vidas.

Medicina e segurança do trabalho 

A medicina e a segurança do trabalho são fatores de muita importância dentro de uma empresa, por meio deles o Ministério do trabalho consegue garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. E com a utilização da ferramenta do e-Social ficará ainda mais fácil verificar e controlar todas estas informações. Os exames médicos, admissionais e demissionais deverão obrigatoriamente ser realizados e informados.

Responsabilidades legais 

Vale lembrar que antes da implantação do eSocial nas empresas, as organizações já possuíam estas responsabilidades legais. De modo que elas continuam sendo as mesmas, mas a fiscalização será mais rígida quanto ao cumprimento das obrigações legais.

Controle de EPIs

Ademais, a exigência de cuidados especiais com EPIs deve aumentar dentro das empresas após o atendimento ao eSocial, visto que os equipamentos de proteção individual, como por exemplo, máscaras, capacetes, óculos, luvas e outros, possuem um número de Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir do eSocial, essa numeração deverá ser informada via sistema.

Benefícios e tipos de software de gestão 

Os famosos sistemas de informação ERPs (Enterprise Resource Plannings), conhecidos plea integração de todos os dados de uma empresa, são oferecidos por várias empresas de softwares. Por isso, avalie com calma qual é o melhor software de gestão integrada e integre ao seu Programa de Saúde Ocupacional da empresa, bem como ao atendimentos às exigências do eSocial.

Tecnologia e gestão ocupacional 

Muitos empreendedores podem ficar surpresos com as diversas facilidades e funcionalidades dos sistemas de gestão para saúde ocupacional. A concentração de informações sobre a saúde e a vida do trabalhador otimiza os processos do RH, bem como os setores contábeis das instituições. Então não tenha medo e adeque-se o mais depressa possível!

BI (Business Intelligence)

Traduzido como inteligência de negócios, o BI é um método que auxilia os administradores de empresas a tomarem decisões inteligentes. As informações são retiradas de um sistema de informação, e este ERP pode ser qualquer software escolhido por você.

O processo de implantação do eSocial pode até parecer complicado, mas se tiver um software que com módulo BI, muitas facilidades encontrará no envio de informações ao Governo. Você apenas necessita das dicas certas e de profissionais confiáveis para auxiliá-lo na implementação desse sistema inovador. Busque ler sobre este assunto no site da Glauco Tecnologia e tome a decisão de contratar o melhor software de gestão oferecido nesta área.

Achou nossas informações a respeito do eSocial interessantes? Entre em contato com nossa empresa e tenha acesso a vários casos de sucesso.

Sobre o autor

portalglauco

2 comentários

  • A Glauco está preparada para o eSocial completo, abrangendo as situações das áreas de saúde e segurança, além da RH.
    Querem avaliar um exemplo? Quando uma empresa integradora receber dados de uma outra empresa de software, responsável por um sistema complementar, para integrar aos seus envios; que tipo de recibo emitirão para as empresas participantes da integração?
    Desafio a empresas de ERP, pretendentes à integradora junto ao eSocial, a responderem a esta pergunta?

    • Sr. Cartaxo, obrigada pelo reconhecimento dos serviços da Glauco Tecnologia. De fato, nossos profissionais e arquitetos pensaram bem a resolução das questões que acaba de propor. Esperamos que os responsáveis pelos sistemas na empresa se atentem a essas questões muito bem colocadas pelo senhor e descubram que o SD2000web é a melhor solução.

Deixar comentário.

Share This