Gestão & Saúde

Acidente de trabalho no Brasil: por que é preciso dar atenção a isso?

Escrito por portalglauco

Os números de acidente de trabalho no Brasil são preocupantes. Segundo o Ministério da Previdência Social, aproximadamente sete brasileiros perdem a vida todos os dias em virtude de algum acidente laboral.

São quase três mil vidas perdidas por ano, colocando o país entre um dos mais perigosos do mundo nesse quesito. Diante disso, fica claro que o tema precisa ser mais abordado para conscientizar as pessoas e ajudar a reverter a situação.

Leia o post a seguir para entender melhor as causas e algumas ideias que podem auxiliar a melhorar essa realidade. Confira!

Principais causas de acidente de trabalho no Brasil

É claro que um problema tão abrangente como esse não está baseado em um único tipo de causa. Os acidentes de trabalho no Brasil têm razões diversas e entre as mais conhecidas estão:

  • falta do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que são obrigatórios por lei;

  • negligência de fiscalização dos ambientes de trabalho;

  • falta de conhecimento ou imprudência dos trabalhadores;

  • falta de manutenção de equipamentos, aumentando o risco operacional;

  • excesso de horas trabalhadas, com desgaste físico e emocional.

A urgência em minimizar essas causas deve ser uma preocupação tanto das empresas como dos trabalhadores, que devem exigir seus direitos. Os acidentes são prejudiciais para ambos, afetando a saúde dos colaboradores e a produtividade da companhia.

Estima-se que, entre 2007 e 2013, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tenha gastado mais de R$ 58 bilhões com indenizações. Ou seja, além dos custos materiais, é preciso refletir sobre todos os tipos de perdas e concluir que o ideal é mesmo atuar na prevenção.

Como atuar para reverter esse quadro

É preciso mudar o fato de que o Brasil é considerado o quarto país do mundo, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), com mais acidentes de trabalho. Todos os setores devem atuar em conjunto para que isso seja revertido, especialmente a construção civil e a indústria, que lideram as listas de acidentes.

Em vista disso, confira a seguir algumas medidas que podem ajudar nesse sentido.

Elaborar um mapa de risco

Um mapa de risco serve para deixar claro os riscos ocupacionais de cada área de trabalho. Sua elaboração e fácil acesso são extremamente importantes para informar os trabalhadores, deixando-os mais conscientes e alertas.

Melhorar a fiscalização

Apesar de existirem normas regulamentadoras para prevenir acidentes de trabalho, um ponto fraco no país de maneira geral é a fiscalização. Além dos órgãos destinados a isso, as próprias empresas e seus colaboradores devem ficar atentos para que as leis sejam cumpridas com responsabilidade.

Tendo em vista que é obrigação da empresa fornecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, os funcionários devem ser os primeiros a cobrar que as leis sejam cumpridas e também a colaborar com seu cumprimento e fiscalização.

Promover campanhas e ações sobre o tema

Uma atitude que traz muitos benefícios é a realização de eventos, palestras, campanhas e outros tipos de ações para explorar os temas de segurança do trabalho e trabalhar a conscientização no ambiente.

É fundamental fornecer informação qualificada, assim como oferecer cursos e treinamentos para que os trabalhadores possam operar as máquinas e equipamentos da maneira mais segura possível, preservando sua saúde física e mental.

Investimentos como equipamentos de proteção, mobiliário adequado e até mesmo aulas de ginástica laboral são bons exemplos de como uma empresa pode demonstrar sua preocupação e contribuir para o bem-estar de todos.

Dessa maneira, todos saem ganhando e, o mais importante, com saúde e segurança para desfrutarem do trabalho. Se cada um conseguir transformar sua realidade interna, certamente as tristes estatísticas poderão ser revertidas.

E então, gostou de saber mais sobre acidente de trabalho no Brasil? Para entender melhor o assunto, não deixe de ler também a respeito dos 5 passos para otimizar a gestão ocupacional da sua empresa!

Sobre o autor

portalglauco

Deixar comentário.

Share This