Gestão & Saúde

5 características de ambientes de trabalho saudáveis e seguros

Escrito por portalglauco

A satisfação dos colaboradores com as políticas adotadas pelas empresas e a existência de ambientes de trabalho saudáveis estão nitidamente ligadas à melhoria na produtividade.

Além disso, há muitos outros benefícios, como uma melhor comunicação e mais sinergia e engajamento nas atividades. São fatores que refletem na qualidade do atendimento ao cliente e também dos produtos, sem falar na retenção de talentos.

As empresas que adotam medidas rígidas, burocráticas e totalmente contrárias ao espírito colaborativo geram sérios problemas tanto na gestão quanto na rentabilidade. Isso porque a insatisfação das pessoas se propaga para todas as áreas.

Se a sua empresa se preocupa com a saúde e segurança dos colaboradores, elaboramos este post com cinco aspectos que farão a diferença no dia a dia empresarial!

1. Invista em ambientes seguros

Salas bem ventiladas, com uma iluminação adequada, móveis ergonômicos e equipamentos de qualidade evitam acidentes de trabalho, reduzindo vários gastos.

É preciso oferecer um local agradável e que contribua com o bem-estar dos funcionários. Disponibilizar um refeitório ou cozinha com microondas, geladeira, cafezinho e biscoitos é uma boa atitude.

Atualmente, muitas empresas estão adotando medidas sofisticadas em prol do trabalhador, como salas de descanso, piscina de bolinhas, espaços zen, de massagem e até happy hour nas sextas-feiras, construindo ambientes de trabalho saudáveis.

2. Tenha uma comunicação de qualidade

A comunicação de qualidade é primordial em empresas que valorizam os funcionários. Comunique possíveis incidentes que tenham acontecido, mudanças que poderão ocorrer em determinados setores e tudo que estiver ligado com a rotina dos trabalhadores.

Use canais abertos de comunicação, como redes sociais, informativos impressos, jornal mural, intranet, enfim, deixe bem nítidas as informações.

Uma boa sinalização demonstrando os locais perigosos, que exigem o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e as normas internas deve sempre ficar visível.

Incentivar a troca de experiências e conhecimentos entre os colaboradores também é uma ótima ação, pois amplia as possibilidades de resolução dos problemas que se apresentam. Para isso, a presença de um líder é fundamental.

3. Estimule o uso dos equipamentos de segurança

Muitas empresas enfrentam dificuldades para manter todos os trabalhadores conscientizados sobre o uso dos equipamentos de segurança.

Uma boa dica é apresentar vídeos educativos, mostrando os danos que uma pessoa pode ter em um acidente, desde o afastamento a uma possível aposentadoria por invalidez.

Faça semanas preventivas aos acidentes de trabalho, estimule a CIPA a criar eventos com palestras e ações que contribuam para o aumento da conscientização.

4. Respeite as leis trabalhistas

O respeito as leis trabalhistas é primordial para manter o clima em harmonia entre os funcionários.

Pagamento em dia, depósito correto da porcentagem de INSS, FGTS, férias, 13º salário, vale-refeição e vale-transporte são compromissos que não podem falhar.

Ao cumprir a legislação, o empregador ganhará mais respeito dos colaboradores, que certamente se esforçarão com maior afinco em seus deveres.

5. Ofereça vantagens adicionais

Apesar de a legislação trabalhista não obrigar a oferta de um convênio de saúde, as empresas que oferecem esse benefício são muito mais procuradas pelos trabalhadores.

Um sistema de gestão de segurança e de saúde ocupacional seria uma vantagem complementar com pontos positivos para ambas as partes.

Os pagamentos de adicionais por meritocracia e relacionados a comissões por vendas também contribuem para melhorar o clima organizacional.

Portanto, quanto mais vantagens a sua corporação puder oferecer para a qualidade de vida do colaborador, maiores serão as respostas positivas, fazendo com que o ambiente esteja sempre harmônico e agradável.

Este artigo sobre ambientes de trabalho saudáveis foi útil para você? Então não deixe de acompanhar as nossas redes sociais pelo Facebook e Linkedin! Siga nossas postagens e não fique para trás!

Sobre o autor

portalglauco

Deixar comentário.

Share This